O IRS tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas com o propósito de promover atividades relacionadas à educação, desporto, cultura, lazer, cidadania, saúde, assistência social, meio ambiente e desenvolvimento sustentável com o objetivo de conscientização e valorização da vida humana.
Fundado na cidade de Guarujá/SP em 27/10/2021 por um grupo de amigos: Veruska Gerlach Compiani (idealizadora), professora de Capoeira, André Luiz Bertolaccini Rodrigues e Eliana dos Santos Oliveira, educadores físicos, Roberta Castro Lima Adjuto, professora de dança e Paulina Mendes Delgado, praticante de Capoeira, todos eles considerados sócios fundadores, são atuantes em projetos sociais e particulares no município de Guarujá/SP.
Veruska foi a idealizadora do Instituto, conhecida como Sol, praticante da Capoeira desde 1996 é Professora da modalidade, também é Empresária, especialista no Terceiro Setor. Em 2020 realizou o sonho de fundar sua própria entidade e continuar a desenvolver projetos sociais de maneira séria e humanizada.
O Projeto EDUCAPOEIRA nasceu da necessidade de integrar a arte da CAPOERIA e a EDUCAÇÃO, foi criado em 2006, quando Sol começou a ministrar aulas ainda como Graduada no PROJETO CER na cidade de São Vicente/SP.
A CAPOEIRA é recomendada às pessoas com dificuldades de se controlar diante de situações novas e conflitantes, com dificuldades de fala e também como terapia de controle do stress. É história, filosofia de vida, sentimento de brasilidade, música, dança, jogo, amor, poesia, educação, cultura e esporte.
Desenvolve a sensibilidade ao ritmo, a segurança dos movimentos corporais e a segurança no relacionamento com as pessoas porque na CAPOEIRA todos são iguais. Além do mais, a CAPOEIRA traz aos seus praticantes benefícios como: força; resistência muscular, respiratória e cardiovascular; flexibilidade; ação e reação aos movimentos; ritmo; coordenação; criatividade; socialização; cultura (História da Cultura Brasileira).